Professores trocam experiências durante a IV Formação do PNAIC em Nazária.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na última sexta-feira (15), no prédio da antiga U.E. Hilton Leite, a IV Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) edição 2017-2018.

O evento reuniu docentes da Rede Municipal que atuam em turmas da Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º ano), coordenadoras e formadoras. O encontro também contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, professor Agostinho Santos e do prof. Dr. em História Social, Damião Rocha (UFPI). O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelo governo federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Ao subscreverem o Pacto, os dirigentes das diferentes unidades federativas se comprometeram em: I – alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; II – realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; III – no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

O PNAIC consiste em um conjunto de ações integradas de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento. O programa baseia-se em quatro eixos principais: a formação continuada de professores alfabetizadores; materiais didáticos e pedagógicos; avaliações; e gestão, controle social e mobilização. Portanto, o momento é também de socialização das experiências, estudos e consolidação das práticas de sucesso na alfabetização dos alunos.

No entanto, é uma formação importante, pois vai capacitar ainda mais os docentes sobre o PNAIC, que é um programa que visa balizar a distorção idade série, sendo assim, alfabetizando os alunos na idade certa.