Semed promoveu o V Seminário Municipal do PNAIC 2018

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quinta-feira (12), no prédio da Escola Municipal Teodoro de Carvalho, o V Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC edição 2017 e 2018.

O compromisso do PNAIC é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Esse programa é fruto de um compromisso formal assumido pelos entes federados.

O objetivo foi socializar as práticas desenvolvidas pelos professores participantes do programa, denominadas relatos de experiências exitosas, apresentações culturais das crianças da Educação Infantil e do ciclo de alfabetização da Rede.

O evento contou com a participação de Coordenadora Local, Formadoras, Diretoras, Professores e Coordenadoras de Escolas que atendem turmas da Educação Infantil e 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Estiveram presentes, o Secretário de Educação Agostinho Santos e o Vereador Lourival Bispo.

Nesta 5º edição o Seminário busca consolidar as políticas de gestão entre os parceiros; Ministério da Educação (MEC) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Durante o encontro é realizado um diagnóstico sobre os resultados apontados pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016.

O Secretário de Educação Agostinho Santos, enfatizou o compromisso dele e de sua equipe com empenho e dedicação com ações e atividades do Pacto. Explicou que “o Pnaic é trabalhado na Rede Municipal de Ensino de Nazária, através de formações com os professores que fazem o processo de alfabetização na Rede e que Durante essas formações são realizadas orientações sobre o trabalho de forma sistemática e consolidada para serem trabalhadas nas escolas”.
No âmbito do Pnaic, as formadoras de estudo realizaram oficinas e palestras que tratam da interdisciplinaridade, leitura, escrita, oralidade, heterogeneidade e projetos didáticos no ensino com foco na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Sendo assim, este é um momento para refletirmos sobre a repercussão das ações do Pacto nas práticas dos professores e na aprendizagem dos alunos.